OS PILARES DO CASAMENTO

CAPÍTULO II
RESUMO ADAPTADO PARA ESCRITA DE UMA EXORTAÇÃO EFECTUADA NUM CASAMENTO

O casamento é muito importante para Deus e, se é importante para Deus, também deve ser para nós, seus filhos.
Trago-vos uma mensagem de esperança, algo que Deus me deu e que quero compartilhar convosco.
Para Deus, casamento é sinónimo de “aliança” e “compromisso”. As alianças são para se honrar e os compromissos para se cumprir.

No meio evangélico, muitas das mensagens são acerca das regras de Deus, e normalmente essas regras não são mais do que simples invenções dos humanos. Os pregadores e os mestres esquecem-se que as regras são circunstanciais mas os princípios são eternos. O problema é que quando os princípios são transformados em regras, perdem o valor universal.

Hoje, acima de tudo, quero que tentem compreender, não apenas o que Deus quer, mas os motivos que O levaram a dar os seus princípios, ou seja, quero que compreendam o coração de Deus.

O que tentei dizer aos noivos é que, a atitude com que encararem o casamento assim o viverão.
Na sociedade de hoje não há grande diferença entre casar e acasalar. Nesta sociedade, o casamento dura até que ambos, ou apenas um deles, cheguem à conclusão que não era aquilo que queriam, ou como pomposamente dizem: “até que o amor acabe”, ou então, até arranjarem “um novo amor”.
Se encararmos o casamento como algo duradouro, algo que não se pode trocar, se encaramos o amor como algo eterno, então faremos tudo para o manter.
Se aqueles que querem casar o encararem com respeito e souberem que não podem andar em trocas, vão em primeiro lugar ter mesmo a certeza que querem casar, depois vão buscar a vontade do Senhor e por fim vão fazer uma escolha virtuosa.
Vão ouvir os conselhos e as histórias dos mais velhos e principalmente ouvir os conselhos de Deus.
Já depois de casados, se cada cônjuge considerar o outro o mais importante, nos momentos difíceis, e eles vão surgir, vão lutar não para seu próprio benefício mas para não perder a pérola que têm, pois sabem que não podem ter outra.
Resumindo:
Deus quer que cada um se entregue ao outro.

No Novo Testamento, a Igreja é a noiva de Cristo. Noivado é sinónimo de esperança, é também sinónimo de felicidade. Quem casa busca a felicidade.
Os noivos têm esperança de irem encontrar a felicidade um com o outro.

No Velho Testamento, a partir do profeta Oseias, Deus compara o relacionamento que tem com o seu povo com um casamento, posso até dizer que Deus faz uma promessa de casamento, uma promessa de felicidade eterna.

"Israel, o meu casamento contigo é eterno e este casamento terá, para sempre,
lealdade e justiça, amor e ternura
.
Vou-me casar contigo e serei fiel e tu hás-de reconhecer que eu sou o Senhor."
Oseias 2:21-22 - Tradução em Português Corrente – 1993 – Sociedade Bíblica de Portugal

Esta imagem divina do casamento é totalmente diferente daquela que nos andam a transmitir. Não é um Deus que pede algo em troca, é um Deus que se dá, é um Deus que coloca o amor no meio do relacionamento que tem com os Homens. O expoente máximo deste amor é Jesus Cristo.

LEALDADE – JUSTIÇA – AMOR – TERNURA
Estes são os quatro pilares de um casamento.

LEALDADE
Tem a ver com sinceridade. É dizer não à mentira. Num casamento, não pode haver pontos escuros.
-Tem a ver com sinceridade.
-Tem a ver com honestidade.
-Tem a ver com franqueza.
-Tem a ver com dedicação.
Lealdade é não faltar às promessas.
Lealdade é fidelidade.
Lealdade é não desistir.
Deus dá o exemplo. Apesar do seu povo ser-Lhe infiel, Deus nunca o abandonou.
O problema do nosso relacionamento de lealdade com Deus é que nós queremos impor-Lhe a nossa vontade. Nós exigimos de Deus e assim as coisas não funcionam.
JUSTIÇA
-Tem a ver com rectidão, sermos pessoas correctas.
-Tem a ver com equidade. Embora equidade seja sinónimo de igualdade, no fundo não é a mesma coisa. A igualdade é cega, a equidade mantém a qualidade e as diferenças de ambos.
Justiça é não impor ao outro a nossa vontade.
Justiça é a virtude que inspira o respeito pelo direito do outro.
Deus é a justiça personificada, Deus é um gentleman, Deus não obriga ninguém a fazer o que não quer, mesmo sabendo que quem faz o que quer, lhe pode custar caro. Tirem da cabeça essa ideia do Deus que impõe a sua vontade. À conta disso já se fizeram muitas guerras.
Num casamento nenhum cônjuge pode obrigar o outro a fazer o que não quer. A mulher não tem que ser o capacho do homem, mas o homem também não tem de ser um pau mandado da mulher.
Mesmo nestes versículos, Deus não disse para nós sermos leais, justos, amorosos e ternos. Deus disse que ia ser leal, justo, amoroso e terno. Esta é uma imagem da justiça de Deus. Ele faz. Ele não exige, cumpre.
O problema é que a justiça de Deus é no Seu tempo, e não quando nós queremos.
AMOR
A palavra amor em português pode significar muita coisa, mas os gregos especificavam cada qualidade.
Quando Deus fala de amor num casamento, fá-lo na sua totalidade, abrange todos os sentidos do termo.
Num casamento amor tem de ser: ágape, phileo, eros.
Ou seja:
Amor ágape é o amor de dar tudo sem esperar nada em troca - num casamento tem de haver amor ágape.
Amor phileo tem a ver com amizade, amor generoso. Os gregos usavam o termo para uma amizade profunda entre amigos ou o amor entre pais e filhos – Tem de haver este amor de amizade num casamento.
Amor eros é o amor instintivo, é o amor das emoções fortes, é o amor da atracção sexual. Num casamento tem de haver atracção sexual entre os cônjuges, senão, podem ter problemas graves.
Quero que compreendam porque motivo Deus pede relações monogâmicas. Mais uma vez, não é um capricho de Deus. Numa relação plural ninguém consegue demonstrar a todos os parceiros um amor completo. Só numa relação monogâmica se consegue exprimir este amor, pois é o que Deus quer que os cônjuges tenham. Só numa relação monogâmica se consegue completar este amor de Deus.
Só uma relação monogâmica consegue estabilidade em JUSTIÇA e em FIDELIDADE.
Lá fora gostam de gozar connosco acerca daquilo que vivemos sobre a fidelidade sexual no casamento, e sobre os jovens manterem-se puros para o casamento.
Podem criticar, gozar, fazer o que quiserem, mas a situação social e sanitária mundial demonstra inequivocamente que Deus só quer o melhor para a sua criação.
TERNURA
Diz o dicionário: Meigo / Afectuoso / Suave / Brando / Compassivo
Diz mais, afecto brando e carinhoso
Ternura é a disposição para os sentimentos suaves. A ternura é o óleo de um casamento.
LEALDADE – JUSTIÇA – AMOR - TERNURA
Saibamos aproveitar esta palavra e aplicá-la nas nossas vidas.