Capítulo IX

Os textos a seguir têm como objectivo levar aqueles que a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, os levou a mudar de vida, a repensar os seus objectivos. Depois com o passar do tempo, começaram a fazer o sincretismo entre a sua fé e os seus desejos. Se mesmo depois de terem aguentado a leitura até aqui, ainda têm dúvidas sobre o que Deus pensa acerca do novo casamento de um seu filho, talvez com o ridículo das situações descritas de forma criativa, possam finalmente ver quem são os verdadeiros ridículos. Por vezes a tentação de não se cair no ridículo com os outros, ou com a sociedade não cristã, leva, a que sem se aperceberem os cristãos fazem cair no ridículo os conselhos de Deus para uma vida saudável.
Outros, por oportunismo ou calculismo, defendem algumas doutrinas, pois pensam que podem colher alguns frutos no futuro.
Estes exemplos extremistas, mostram como as doutrinas do novo casamento de crentes, que eram casados com crentes, e que se divorciaram, podem fazer cair no ridículo, não só aqueles que o praticam, como aqueles que o defendem.
Outro exemplo da actualidade é que existem comunidades cristãs que apoiam e divulgam clínicas médicas, quando há relativamente pouco tempo, alguém doente era sinónimo de viver em “pecado” (Reparem que coloquei pecado entre aspas).
As comunidades cristãs estão saturadas de doutrinas parecidas com estas, sem fundamento, sem interesse, com bases Bíblicas forçadas, e que, com o passar do tempo descobre-se que não passou de um modismo estéril e ridículo. Casos destes levam a uma desorientação doutrinal, em que ficam sem se saber quem são, onde estão e para onde vão.