Capítulo X

OS RIDÍCULOS I
A HISTÓRIA DA MULHER ABENÇOADA
Conversa entre o pastor responsável pelos casamentos, de uma igreja que casa divorciados e uma irmã:

Irmã:
Sabe pastor, divorciei-me porque o meu ex-marido era bastante violento, embora fosse crente.
Pastor:
Violento como?
Irmã:
Se o dia não lhe corria bem, quando chegava a casa, descarregava em cima de mim e dos filhos. Andava sempre cheia de nódoas negras e os miúdos chegaram a ir para o hospital. Chegou a partir-me duas costelas. Quando ficou desempregado as cenas ainda ficaram piores. Com a depressão tornou-se preguiçoso. Até chegámos a passar fome. Nunca ajudou a criar os filhos, não ajudava em casa, só sujava e desarrumava.
Pastor:
Sabe irmã, a paciência é uma virtude, temos de orar para que o Senhor o ajude a mudar.
Irmã:
Pois, mas já estamos separados. E como estou sozinha, e conheci um homem bondoso, que me pode ajudar a criar os filhos, gostaria de saber a sua opinião se poderia voltar a casar.
Pastor:
Mas irmã, o seu ex-marido, tinha alguma amante, frequentava casas duvidosas, andava metido com mulheres?
Irmã:
Não pastor, essa era a única área em que ele se portava bem.
Pastor:
Então neste caso, não pode voltar a casar, a irmã sabe o que diz a Bíblia a esse respeito. Só por adultério do seu ex-marido é que podia voltar a casar.
Irmã:
Mas o pastor ainda no outro dia casou uma irmã divorciada!
Pastor:
Pois, mas essa É UMA MULHER ABENÇOADA, o primeiro marido era um adúltero.